.posts recentes

. Guarda-redes da Selecção ...

. The Beatles - I Me Mine

. Espírito Natalício

. Segunda-Feira!

. Algumas partes do melhor ...

. Concerto Ray Wilson (Ex-G...

. Franz Ferdinand - Lucid D...

. Franz Ferdinand - Campo P...

. João Só e os Abandonados ...

. The Muppets - Bohemian Rh...

. Cabeleireiro

. Bombeiros Voluntários da ...

. Keane - Again & Again

. Pequeno Nikita

. Razorlight - Golden Touch

. Kirchhoff Arctic Set "Stu...

. Sem ideias para um título...

. Futebol

. Quando eles tinham cabelo...

. New Shoes

.arquivos

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

.Contador

Terça-feira, 21 de Abril de 2009

Jesús Hernández - Operação Valquíria


O plano de Claus von Stauffenberg e dos conjurados não era nada simples, consistia em matar Adolf Hitler e se possível Himmler e Goering, de modo a eliminar os altos cargos do partido, deixando os nazis sem líder, assumir o controlo de pontos estratégicos, iniciar uma revolução (sem o povo saber) e tomar o poder, o país estava a combater em duas frentes (Ocidental e Leste), mais tarde ou mais cedo a Alemanha acabaria por perder a guerra.

As coisas começaram logo a correr mal, após a explosão da bomba, em Rastenburg, onde estava a decorrer uma reunião, o líder alemão sobreviveu à explosão da bomba. Morreram 4 pessoas e outras tantas ficaram feridas, Hitler apenas teve alguns ferimentos ligeiros. Hitler afirmou que foi a Providência que o salvou.

Stauffenberg conseguiu activar uma bomba mas não teve tempo suficiente para activar uma 2ª bomba, sob grande pressão, Stauffenberg esqueceu-se de colocar as duas bombas juntas numa pasta, mesmo que a 2ª bomba não tivesse sido activada, esta iria explodir quando a outra bomba rebentasse, provocando uma explosão enorme.

Stauffenberg saíu da "Toca do Lobo", Rastenburg, rumo a Berlim, pensando que o plano já estaria em marcha. Quando chegou a Berlim reparou que ninguém tinha iniciado a Operação Valquíria, nesta altura já era tarde demais para voltar atrás, os conjurados iniciaram a Operação Valquíria, conseguindo tomar controlo de alguns locais estratégicos de Berlim e prendendo alguns SS.

Foram vários os motivos que levaram a Operação Valquíria a fracassar, mas o principal foi mesmo o facto de Adolf Hitler não ter morrido.

Hitler não ficou parado a assistir aos acontecimentos em Berlim, rapidamente tomou as devidas medidas para acabar com o movimento dos conjurados.

O General Fromm demarcou-se dos conjurados assim que percebeu que o plano não iria resultar, foi preso pelos conjurados. Alguns oficiais dentro do Bendlerblock estranharam a situação e libertaram o General Fromm, que conseguiu tomar conta da situação, após uma troca de tiros os conjurados renderam-se e foram imediamente submetidos a um conselho de guerra, sendo fuzilados.

É claro que os acontecimentos não foram assim tão rápidos como estão aqui descritos, isto tudo passou-se ao longo de um dia e só terminou de noite, com a morte de Stauffenberg e de alguns conjurados. Oito conjurados foram julgados e condenados à morte, pelo tribunal do povo, presidido pelo juiz Roland Freiser que humilhou os réus até se cansar. Estes conjurados foram mortos de uma forma brutal, macabra e selvagem, e a execução foi filmada para mostrar a Hitler e a alguns SS.

Na altura, Stauffenberg era visto como um traidor, depois passou a ser visto como um membro da resistência alemã, hoje em dia é visto como um herói.

Este texto foi escrito por mim, é provável que tenha alguns dados errados (espero que não), se estiverem interessados o melhor mesmo é lerem o livro.

publicado por Ringo às 09:29
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links