.posts recentes

. Guarda-redes da Selecção ...

. The Beatles - I Me Mine

. Espírito Natalício

. Segunda-Feira!

. Algumas partes do melhor ...

. Concerto Ray Wilson (Ex-G...

. Franz Ferdinand - Lucid D...

. Franz Ferdinand - Campo P...

. João Só e os Abandonados ...

. The Muppets - Bohemian Rh...

. Cabeleireiro

. Bombeiros Voluntários da ...

. Keane - Again & Again

. Pequeno Nikita

. Razorlight - Golden Touch

. Kirchhoff Arctic Set "Stu...

. Sem ideias para um título...

. Futebol

. Quando eles tinham cabelo...

. New Shoes

.arquivos

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

Sexta-feira, 4 de Dezembro de 2009

Franz Ferdinand - Campo Pequeno



Pela primeira vez os Franz Ferdinand estrearam-se em Portugal com um concerto em nome próprio, anteriormente já haviam tocado em alguns festivais (Sudoeste, Paredes de Coura e Super Bock Super Rock).
O pessoal começou a entrar cedo para o recinto, de modo a tentarem ficar o mais perto possível do palco, reparei que havia bastantes miúdos a assistirem ao concerto, eu com idade deles, o único concerto que conseguia ver era os o dos Filhos da Terra e mesmo assim tinha que mentir aos meus pais para poder chegar a casa um bocado mais tarde que a meia-noite.
Às 21:00 subiram ao palco os portugueses The Doups, segundo consta, são uma grande promessa do pop/rock português. Não achei mesmo nada de especial, as músicas não são más, mas os refrões são fraquíssimos.
Após a actuação dos portugueses, foi a vez dos norte-americanos The Phenomenal Handclap Band (com um estilo funk/disco), que irão acompanhar os Franz Ferdinand até ao final do ano. Esta banda composta por sete elementos foi uma bela surpresa, gostei imenso da forma como eles se apresentaram em palco, todos os elementos dançavam (à excepção do baterista e do baixista) e tocaram com um grande à vontade. Um dos guitarristas, Bing Ji Ling,  logo na primeira música partiu uma corda da guitarra, mas nem por isso deixou de tocar ou trocou de guitarra, tocou assim até ao fim. Era impossível tirar os olhos dele, estava "cheio de cenário", vestido à anos 60 e sempre a curtir as músicas.

Após a actuação dos Phenomenal Handclap Band, chegou o momento mais aguardado da noite, o público já estava ansioso, ao meu lado, uma miudinha dizia a outra: "Já está quase a chegar a hora, nem acredito que estou aqui, só acredito que é verdade quando os vir", não era caso para tanto.


 

Quando os quatro músicos subiram ao palco e começaram a tocar No You Girls, os lugares que haviam sido cuidadosamente guardados desde a abertura das portas, foram rapidamente trocados, isto porque o público começou a saltar e era impossível ficar no mesmo sítio, quem não saltasse corria o risco de ser pisado. É impressionante a forma como esta banda consegue contagiar o público, ninguém conseguia ficar parado. Ainda o pessoal estava surpreendido com aquele início tão explosivo, já o baterista, Paul Thomson, começava a tocar Dark Of The Matinée. Seguiram-se as músicas Can't Stop Feeling e Do You Want To, só acalmaram um pouco com Twilight Omens.



Dá mesmo prazer ver esta banda a tocar, os Franz Ferdinand não são apenas uma banda que lança bons cd's, eles fazem questão de dar bons concertos, sempre com novas ideias e com muita interacção com o público. O guitarrista, Nick McCarthy, sempre irrequieto e com os seus passos de dança, parece que está a dançar com a guitarra. Gostei do "look" do vocalista, Alex Kapranos, um bigodinho à Cantiflas fica sempre bem. Durante o concerto, o baterista, Paul Thomsom, sempre que tinha oportunidade, tirava do bolso um pente igual ao que os velhos usam e começava a pentear-se. O baixista tinha por cima do amplificador uma cerveja Super Bock, esteve o concerto todo a beber e tenho quase a certeza de que ele estava bêbado.



A meio do concerto foi tempo de surpreender o público com um espectáculo de percussão, os músicos tocaram em timbalões de uma forma sincronizada, à excepção do baixista que estava grosso.
A forma como terminaram o concerto foi genial, o público ficou sem reacção, durante a música Lucid Dreams, os elementos da banda foram saindo do palco, ficando só o baterista, depois no final regressaram para agradecer ao público.

Quanto aos aspectos menos bons, o som estava bastante alto no início, não era perceptível o que o vocalista cantava. O cheiro a suor, ainda há muita gente que não sabe o que é desodorizante.

Se alguém tinha dúvidas quanto ao talento de Franz Ferdinand, ficou provado em Lisboa que Franz Ferdinand é seguramente uma das melhores bandas da actualidade, espero que continuem a tocar juntos por muitos anos. Tal como os Duran Duran, a ideia inicial dos Franz Ferdinand era criar músicas para as miúdas dançarem, resultou na perfeição.

 

 

Todas as fotografias foram retiradas do site: http://fotos.sapo.pt

 


Filmes:


Franz Ferdinand - No You Girls - Primeira Música, quando chega à parte do refrão, reparem bem no público, é impossível continuar a filmar.


Franz Ferdinand - Do You Want To - Reparem bem no espectáculo que o guitarrista dá durante o solo, é impressionate, foi assim o concerto todo.

 

Franz Ferdinand - Take Me Out - Talvez o momento mais aguardado da noite, todo o Campo Pequeno aos saltos.


Franz Ferdinand - Drums Solo - Reparem bem no baixista (o elemento mais à direita), se não está bêbado, então ele não as mete todas. Maximizem a janela.

 
De modo a poder colocar os filmes no blog, tive que comprimi-los, perderam alguma (muita) qualidade, tanto na imagem como no som.

publicado por Ringo às 08:54
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Di a 5 de Dezembro de 2009 às 13:21
Foi 5*, a interacção com o publico foi fantástica. Toda a gente saltou e vibrou com as musicas, havia sempre qualquer coisa que não estávamos à espera... acho que os vídeos mostram bem o que se estava a ver no momento.
Adorei :)
De david a 14 de Dezembro de 2009 às 20:04
É, é... Vais é meter os vídeos todos num DVD e vender à malta como se fosse o DVD oficial do concerto.
E depois é esta banhada!

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links