.posts recentes

. Guarda-redes da Selecção ...

. The Beatles - I Me Mine

. Espírito Natalício

. Segunda-Feira!

. Algumas partes do melhor ...

. Concerto Ray Wilson (Ex-G...

. Franz Ferdinand - Lucid D...

. Franz Ferdinand - Campo P...

. João Só e os Abandonados ...

. The Muppets - Bohemian Rh...

. Cabeleireiro

. Bombeiros Voluntários da ...

. Keane - Again & Again

. Pequeno Nikita

. Razorlight - Golden Touch

. Kirchhoff Arctic Set "Stu...

. Sem ideias para um título...

. Futebol

. Quando eles tinham cabelo...

. New Shoes

.arquivos

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

Quarta-feira, 24 de Junho de 2009

George Orwell - A Quinta dos Animais (Triunfo dos Porcos)

 

Tenho pena de só ter descoberto o gosto pela leitura já tarde, quando tinha 18 anos comecei a ler regularmente, tudo começou quando estava de férias em Vila Nova de Milfontes e para passar melhor o tempo, decidi ir à feira do livro que estava a decorrer, como não sabia o que comprar, não conhecia nada, escolhi um livro chamado Killing Me Softly de Nicci French, como o meu pai tinha alugado o filme, eu já tinha ouvido falar, mas não sabia se era bom ou não, nem nunca tinha visto o filme, foi o único título que conheci, li-o em 2 dias.

Acabei de ler a Quinta dos Animais há algumas semanas, assim que o vi à venda na fnac decidi logo que iria comprá-lo assim que tivesse oportunidade. Acabei por mandar vi-lo do site www.wook.pt, aproveitei a promoção do dia do livro e comprei-o juntamente com outro livro, demorou um mês a chegar.

George Orwell narra-nos a história de um grupo de animais que trabalham e vivem na quinta do Sr. Reis, a situação dos animais vai piorando de dia para dia, são constantemente maltratados, as rações vão diminuindo gradualmente e o trabalho aumenta diariamente. O Major, o animal mais velho da quinta, decide convocar todos os animais para explicar-lhes o sonho que tivera, ele sonhara com uma quinta sem humanos, onde todos os animais seriam iguais, uma quinta governada por todos os animais e que todos fossem livres.
Dias mais tarde o velho major morre e durante esse período os animais sem se darem conta iniciam a revolução, lutando bravamente contra os humanos, acabam por expulsá-los da quinta. Os porcos sempre espertos, quase nem participam na revolução, só mesmo Bola-de-Neve. No final da batalha é convocada uma assembleia com todos os animais para definirem o futuro da quinta, os porcos começam logo a definir o plano estratégico para a quinta e elaboram os 7 mandamentos (com o passar do tempo irá sofrer várias alterações). De uma forma habilidosa os porcos passam a liderar a quinta, embora tenham os mesmos direitos que todos os outros animais, beneficiam de algumas regalias.

No início tudo funciona da melhor forma, os animais trabalham normalmente (excepto os porcos), em troca comem melhores rações e têm direito a gozar algumas folgas.

Com o passar do tempo alguns problemas vão surgindo, um porco chamado Napoleão consegue expulsar da quinta o seu rival Bola-de-Neve (ou matá-lo) e passa a liderar a Quinta dos Animais. Os 7 mandamentos vão sofrendo algumas alterações e os animais passam a trabalhar mais e têm cada vez menos liberdade, por outro lado, os porcos têm cada vez mais benefícios, a Quinta dos Animais vai deixando de ser uma quinta democrática para passar a ser uma ditadura.

Com o passar dos anos, os animais já não se lembram se no tempo do Sr. Reis viviam melhor do que com Napoleão.

Vale mesmo a pena ler o livro, claro que é impossível estar aqui a resumir todos os episódios do livro, mas espero que consigam ter uma ideia do excelente livro de George Orwell. 

O livro foi publicado em 1945, George Orwell era um acérrimo crítico do regime soviético de Joseph Estaline (na altura aliado de Inglaterra). Esta história é claramente uma alusão ao regime soviético, se repararmos, no período em que os animais trabalhavam para o Sr. Reis (Czar Nicolau II), depois os animais iniciam a revolução (revolução bolchevique), dessa revolução surgem dois líderes, Napoleão e Bola-de-Neve (Estaline e Trotsky), este último acabou por ser expulso da quinta ou foi assassinado. 

Por mais revoluções que se façam, os porcos existirão sempre, haverá sempre aqueles privilegiados que nada fazem e só mandam.

publicado por Ringo às 19:38
link do post | favorito
De tiagosilva a 2 de Junho de 2012 às 18:23
boas envieme o resumo do livro para o meu email ( probusines@hotmail.com ) e para fazer uma apresentaçao no meu concelho na quarta feira de manha
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links